Aprenda em 20 minutos
Vale a pena se especializar em uma linguagem?
A resposta é, depende.
Linguagens de programação nascem e caem no esquecimento frequentemente. Se vocês tiverem mais de 30 anos de idade, provavelmente irão lembrar da linguagem Delphi que teve sua origem em 1995 e explodiu durante os anos 2000. Posteriormente, ela caiu no esquecimento engolida por outras linguagens. Na contramão desse exemplo temos o C e o C++ que são muito mais antigas e ainda são usadas frequentemente em projetos de alto desempenho, criação de sistemas operacionais, entre outros.
Certamente, se você se tornar um especialista em uma determinada linguagem, você poderá trabalhar nesse campo por vários anos. Porém, não é bom que você se acomode e nunca mais aprenda nenhuma outra linguagem.
Quanto tempo leva para aprender uma nova linguagem?
É possível dizer que podemos aprender uma linguagem em semanas, meses, anos, décadas. Existem milhares de variáveis que precisam ser consideradas nessa conta: nível de profundidade do aprendizado, o aluno, material de aprendizado, ambiente e incentivos ao aprendizado, etc.
A única vantagem que nós programadores temos ao aprender uma nova linguagem é que geralmente elas tem características em comum. Isso torna nosso aprendizado muito mais fluido e cria um sensação boa de estarmos reaproveitando nosso conhecimento prévio.
Se você entrou nessa seção, a resposta que você quer é: dá pra aprender em 20 minutos mesmo? A resposta é sim, você pode aprender as características mais básicas da linguagem (condicionais, loops, funções, variáveis, etc.). Mas, você não irá se tornar um especialista e nem conquistar uma vaga na indústria apenas lendo o material contido nessa seção.
Como posso usar esse material?
Em cada post você vai encontrar um tutorial básico contendo geralmente a mesma estrutura e algumas adaptações para cada linguagem. Se você não conhece a linguagem em questão, você poderá sobrevoar um novo campo e ter uma ideia se você gosta de como escrever código nessa nova linguagem.
Se você já conhece um pouco da linguagem, você pode verificar se existem recursos da linguagem que são considerados básicos que você deveria saber. Além disso, você pode usar esse post como guia para consultar toda vez que você esquecer como se escreve algo usando a linguagem.
Além disso, o material contém boas referências para posts, livros, vídeos e até cursos completos para se aprofundar na linguagem.
Aprenda agora
Posso contribuir?
Com toda certeza sua contribuição será muito bem vinda!
Se você conhece uma linguagem de programação e gostaria de escrever um pouco sobre as principais característica delas de forma didática sinta-se a vontade para criar uma nova pasta em nosso repositório.
Além disso, você pode também contribuir para melhorar os tutoriais atuais, torná-los mais acessíveis, melhor ilustrados, etc. Mas não se esqueça que o objetivo é manter esses tutoriais ricos, porém, simples o bastante (não desejamos nos aprofundar demais em assuntos muito específicos de cada linguagem).