Nessa aula iremos abordar como salvar dados no banco em PHP utilizando o MySQL como base de dados e um driver já fornecido pelo PHP por meio de uma função chamada “mysqli”. Essa forma de conectar-se ao banco de dados é eficiente, porém não é recomendada para aplicações de maior porte.
A primeira coisa que devemos ter em nossa máquina é o banco de dados instalado e configurado. Recomendo baixar o banco de dados do site oficial do MySQL. Para esse exemplo estarei utilizando o MySQL 5.7.
Caso você precise instalar o banco de dados, acesse: MySQL installer
O banco de dados pode ser operado via linha de comando ou utilizando o MySQL workbench. Abaixo o código SQL para geração do banco de dados e tabela:
Create Database phpmysql; use phpmysql; CREATE TABLE`phpmysql`.`pessoa` ( `idpessoa` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` VARCHAR(200) NULL, PRIMARY KEY (`idpessoa`) )
O formulário php é muito simples e recebe os dados enviados para ele mesmo por POST e faz uma transação com o banco de dados. Veja o exemplo de código:
<html> <head> <meta charset="UTF-8"> <title>Inserindo no banco de dados</title> </head> <?php if (isset($_POST['nome'])) { $servername = "localhost"; $username = "root"; $password = "12345"; $dbname = "phpmysql"; $conn = new mysqli($servername, $username, $password, $dbname); $nome = $_POST['nome']; $sql = "insert into pessoa (nome) values ('" . $nome . "');"; if (!$conn) { die("Connection failed: " . mysqli_connect_error()); } if ($conn->query($sql) === TRUE) { echo "New record created successfully"; } else { echo "Error: " . $sql . "<br>" . $conn->error; } $conn->close(); } ?> <body> <form action="index.php" method="POST"> <input name="nome" type="text" placeholder="Digite o nome"/> <input type="submit"> </form> </body> </html>
Vale a pena notar alguns detalhes:
Assim, podemos dizer que esse tipo de código é bastante utilizado por “principiantes” dentro da programação. Isso porquê existem diversos problemas de segurança relacionados a esse código, por exemplo, o SQL INJECT. Outro ponto importante é que construir uma aplicação usando essa “arquitetura” é completamente inviável, pois haveria muita repetição de código.
O exemplo de como salvar dados no banco em PHP é também chamado de “Vanilla” em alguns lugares, isso porque não usa nenhum nenhum framework ou driver externo. Essa forma de persistência muitas vezes não é a mais indicada, recomendamos que o aluno busque formas de otimizar a persistência, visto que conectar-se a um banco de dados é muito “caro” para a aplicação.
Esse post foi modificado em 7 de junho de 2021 17:49
This website uses cookies.