Por várias vezes quando eu estava na graduação me perguntei se era possível emular um terminal Linux dentro do Windows. Em muitas situações tive que testar comandos ou então simplesmente aprender a sintaxe do terminal linux/unix e tive que resolver instalando dois sistemas operacionais lado a lado (ou com máquina virtual).
Recentemente descobri essa maravilha da natureza que é o Cygwin, o qual realiza esse trabalho sem precisar que o usuário instale um Linux em sua máquina.
O que é o Cygwin
Cygwin é um POSIX ambiente-compatível que roda nativamente no Microsoft Windows . Seu objetivo é permitir que programas de sistemas semelhantes ao Unix sejam recompilados e executados nativamente no Windows com modificações mínimas no código-fonte , fornecendo-lhes a mesma API POSIX subjacente que eles esperariam nesses sistemas.
O diretório de instalação do Cygwin se comporta como a raiz e segue um layout de diretório semelhante ao encontrado em sistemas semelhantes ao Unix, com diretórios familiares como / bin, / home, / etc, / usr, / var disponíveis dentro dele e inclui por padrão centenas de programas e ferramentas de linha de comando comumente encontrados no mundo Unix, mais o emulador de terminal Mintty, que é a ferramenta de interface de linha de comando padrão fornecida para interagir com o ambiente.
O Cygwin fornece integração nativa de aplicativos, dados e outros recursos do sistema baseados em Windows com aplicativos, ferramentas de software e dados do ambiente semelhante ao Unix. Assim, é possível iniciar aplicativos do Windows a partir do ambiente do Cygwin, bem como usar ferramentas e aplicativos do Cygwin dentro do contexto operacional do Windows.
O Cygwin consiste de duas partes: uma biblioteca de vínculo dinâmico (DLL) como uma camada de compatibilidade de API na forma de uma biblioteca padrão C fornecendo uma parte substancial da funcionalidade da API POSIX e uma extensa coleção de ferramentas de software e aplicativos que fornecem um Unix. aparência e comportamento parecidos .
O Cygwin foi originalmente desenvolvido pela Cygnus Solutions, que foi posteriormente adquirida pela Red Hat , para portar o toolchain do Gnu/Linux para o Win32, incluindo o GNU Compiler Suite. Em vez de reescrever todas as ferramentas para usar os tempos de execução do Win32 , o Cygwin implementou um tempo de execução compatível com POSIX como uma DLL . É um software livre e de código aberto, lançado sob a licença GNU Lesser General Public versão 3. Hoje ele é mantido por funcionários da Red Hat, NetApp e muitos outros voluntários.
Instalação
Acesse o site: https://cygwin.com/install.html e divirta-se.
Essa ferramenta pode ser usada pra quê?
Em vários momentos você pode precisar em sua graduação de ferramentas que podem ser rodada apenas em um terminal Linux. Apesar de isso parecer estranho, muitas vezes existem professores e profissionais de TI que realmente não aceitam utilizar outro sistema operacional.
Apesar dessa postura ser compreensível (inclusive em aspectos legais e éticos), isso pode ser uma pedra no sapato de quem gosta do velho “windão”. Então se você precisar entender como funciona o grep, gedit, touch, mkdir, etc., essa é uma excelente opção pra você que não quer instalar uma máquina virtual.