Nessa aula você vai compreender como funcionam os dicionários em Python, ou seja como você pode criar e manipular essas estruturas.
Anteriormente em nosso curso, abordamos outros tipos de estruturas de dados que permitiam armazenar conjuntos de dados (listas e tuplas). A grande diferença dos dicionários é que essa estrutura permite o programador agrupar “listas” que utilizam chaves personalizadas. Esta estrutura de chave-valor é muito importante, pois é muito útil para solucionar vários problemas.
Os dicionários seguem a estrutura de chave-valor, portanto, para declarar estes dicionários em Python utilizamos a seguinte sintaxe:
dicionario = {} dicionario['maca'] = 'é uma fruta' dicionario['carro'] = 'é um veículo' dicionario['ovo'] = 'veio da galinha' print (dicionario)
{'maca': 'é uma fruta', 'carro': 'é um veículo', 'ovo': 'veio da galinha'}
OBS: Perceba que eu utilizei para a primeira chave a palavra “maca”, fazendo referência ao objeto “maçã”. Apesar do python ser bastante flexível ao charset e provavelmente não termos problemas com erros ao colocar acentos, é interessante que você utilize uma codificação universal onde programadores de qualquer lugar possam ler e compreender seu código.
A primeira ação de manipulação é o simples acesso ao dado do dicionário. Podemos acessar um elemento simplesmente chamando-o por sua chave:
print (dicionario['carro'])
Um erro muito comum é quando você digita errado o nome da chave, nesse caso você perceberá que no terminal você vai receber um erro: “key error”. Sendo assim, fique atento a digitação da chave.
A segunda ação possível para manipulação de um dicionário é a exclusão de uma chave. Para realizar a remoção de um elemento, você também pode utilizar sua chave:
del dicionario['ovo'] print (dicionario)
como resultado você verá:
{'maca': 'é uma fruta', 'carro': 'é um veículo'}
A terceira ação possível é a alteração de um valor no dicionário. Você pode alterar um valor em um dicionário também utilizando a sua chave:
dicionario['maca'] = 'é uma fruta gostosa' print (dicionario['maca'])
Como resultado você verá no terminal:
é uma fruta gostosa
Para percorrer um dicionário precisamos entender que uma diferença importante dessa estrutura para uma lista. Para exibir uma lista em seu terminal bastaria você fazer algo assim:
for i in lista: print (i)
No entanto, por conta do dicionário ter uma chave e um valor associado não é possível usar um for exatamente igual a esse. Sendo assim, se você quiser mostrar apenas as chaves do dicionário você pode fazer um código assim:
for key in dicionario:
print(key)
Em geral, você quer mostrar os elementos do dicionário (e não as chaves), porém, usando essa mesma lógica você pode adaptar esse laço para isso:
for key in dicionario:
print(dicionario[key])
Caso você queira transformar esse dicionário em uma sequência de tuplas você poderá fazer:
for item in a_dict.items():
print(item)
É possível ainda que você queira iterar sobre os itens usando as chaves e valores, uma boa opção seria:
for key, value in a_dict.items():
print(key, '->', value)
Nesta aula encerramos as estruturas de dados nativas disponibilizadas pelo Python. Cada uma possui características diferentes e o programador deve usufruir destas características em seu benefício.
Quer saber mais? não se esqueça de ver nossa página de cursos 🙂
Esse post foi modificado em 8 de abril de 2021 19:21
This website uses cookies.