Nesse exercício de programação orientada a objetos com foco em UML você irá entender melhor como modelar um sistema orientado a objetos baseado em requisitos simples coletados em entrevista.
Coletando os requisitos do sistema
O cliente que será atendido será uma gráfica onde são impressos banners, revistas, material publicitário, livros, entre outros produtos. O cliente procurou você para resolver um problema muito específico dele. O cliente deseja realizar o gerenciamento das ordem dos pedidos que serão impressos. Portanto, ele gostaria que você desenvolvesse uma solução elegante onde alguns requisitos fossem satisfeitos.
Lembre-se que para esse exercício de UML você terá vários requisitos levantados na entrevista, porém nem todos necessariamente são relevantes ao seu sistema. Tome as decisões de analista de sistemas e construa um diagrama de classes que atenda a necessidade de gerenciar os pedidos.
- O sistema deverá ter tipos diferentes de usuários: gerente, empregado e empregado terceirizado.
- O gerente deverá ser o administrador do sistema e cada gerente terá um setor específico da gráfica para cuidar. Por exemplo (gerente financeiro, gerente da produção, gerente de vendas).
- O empregado é assalariado mensal e opera qualquer tipo de equipamento dentro da gráfica
- O empregado terceirizado não faz parte do quadro de funcionários, porém, executam tarefas importantes na empresa. Desde limpeza até alimentação dos funcionários.
- Cada empregado ocupa uma função dentro da empresa, isso deve ser registrado no cadastro.
- Cada pedido é composto por data e hora de emissão e de finalização, bem como o preço. O pedido é feito pela equipe de vendas da gráfica e é repassado a produção.
- Cada pedido é vinculado a um funcionário do setor de vendas para que ele se responsabilize pelo que será entregue.
- A produção deverá seguir o sistema de gerenciamento de pedidos e cada funcionário da produção deverá se responsabilizar pela produção de um produto (impressão).
- Cada produto que será impresso pode ter um tipo diferente ( banner, livro, panfleto).
- O preço de cada impressão varia através de uma tabela fixa que é definida pelos gerentes.
Implementação
Para resolver esse exercício de UML, primeiramente você deverá ler cuidadosamente os dados coletados na entrevista e selecionar o que será importante ou não para seu sistema. A seguir, o diagrama de classe deve ser construído.
Caso deseje, você pode implementar o sistema em qualquer linguagem de programação que suporte orientação a objetos. Você pode e deve usar todos os conceitos aprendidos de Herança, polimorfismo e encapsulamento. Um ponto adicional e importante é que o pode dar a possibilidade do operador (gerente) adicionar funcionários ao quadro de funcionários. O funcionário poderá incluir um novo pedido ao sistema que será enviado a produção. Por fim, o sistema deve apresentar uma lista de pedidos que estão na fila para serem confeccionados.