Exercícios de
Orientação a Objetos
O que é orientação a objetos?
Nos primórdios da programação, as linguagens eram essencialmente procedurais, ou seja, elas seguem uma sequência lógica linha por linha. Porém, quando o desenvolvimento de software cresceu foi necessário adotar estratégias diferentes para organizar o código.
Uma dessas estratégias é abstrair o mundo real para seu código, em que esse "mundo real" são objetos, como uma faca, livros, computador, fones de ouvido etc. Cada um desses objetos possuem atributos e também funções (desempenham ações). Por fim, esse novo paradigma que organiza seu código usando classes e objetos foi denominado Programação Orientada à Objetos (POO).
Os pilares da POO
A POO é dividida em alguns pilares (para facilitar a compreensão).
São eles:
1) Encapsulamento
2) Polimorfismo
3) Herança
Cada pilar representa um conceito fundamental dentro do contexto de POO que você PRECISA entender. O encapsulamento trata basicamente da visibilidade dos métodos e atributos, já o polimorfismo é a capacidade de um método possuir o mesmo nome (com diferenças nos atributos) e ser implementado de formas diferentes, por fim, a herança é a capacidade de uma classe ser "filha" de outra e herdar todas suas características e métodos.
Que tipo de exercício vou encontrar aqui?
Nosso objetivo nessa seção do nosso site é fornecer um conjunto de exercícios práticos e teóricos para você praticar. Aqui você vai encontrar uma sequência de posts que podem tratar de um assunto específico (por exemplo, polimorfismo ou construtores), ou então um questionário que agrupa vários exercícios.
Todos os exercícios são projetos práticos e didáticos, ou seja, não fazem parte do contexto da indústria. É interessante que você tenha isso em mente e compreenda que você não está resolvendo problemas do mundo real, mas trabalhando em um ambiente controlado especialmente preparado para você.
Exercícios
Posso contribuir?
Sua contribuição para essa seção do nosso site é muito bem vinda!
Os exercícios disponibilizados por aqui são ideias que nasceram do cotidiano, no qual implementei um exemplo e transformei posteriormente em um exercício. Se você tem alguma ideia legal de exercício e gostaria de compartilhar, entre em contato conosco e podemos disponibilizar seu exercício para a comunidade.
Outra possibilidade é você contribuir resolvendo os exercícios do seu jeito (pode fazer aquele fork no Github). Geralmente no Github eu também deixo na seção de issues problemas que precisam ser resolvidos e você pode ajudar.