Exercícios

If e else

Nesse post você vai encontrar vários exercícios para praticar o conceito de estruturas condicionais (if e else) dentro de linguagens de programação. Esses exercícios são genéricos e podem ser resolvidos em qualquer linguagem que você preferir, apenas tome cuidado e os adapte a medida que você percebe as limitações de cada linguagem. As resoluções estão em um link ao final do post.

Regras

  • Construa um programa para cada exercício a seguir;
  • A interpretação do exercício e como resolve-lo faz parte do exercício;
  • Você poderá utilizar IDE’s de programação como o NetBeans ou Eclipse, mas lembre-se o risco de se acomodar com as comodidades da IDE é seu;

DICA: Coloque um cabeçalho padrão (comentado) em cada arquivo com seu nome e o enunciado do exercício que está sendo resolvido;

Fácil 1- Faça um programa que peça dois números e verifique (usando if e else) e imprima o maior deles  

Fácil 2- Faça um programa que peça um valor e mostre na tela se o valor é positivo ou negativo  

Fácil 3- Faça um programa que verifique (usando if e else) se uma letra digitada é “F” ou “M”. Conforme a letra escrever: F – Feminino, M- Masculino, Sexo inválido.  

Fácil 4- Faça um programa que verifique (usando if e else) se uma letra digitada é vogal ou consoante.  

Fácil 5- Faça um programa para a leitura de duas notas parciais de um aluno.  

  • A mensagem “Aprovado”, se a média alcançada for maior ou igual a sete;
  • A mensagem “Aprovado com Distinção”, se a média for igual a dez;
  • A mensagem “Reprovado” se a média for menor de do que sete;

Intermediário 6- Faça um programa que leia três números, verifique (usando if e else), e mostre o maior deles.  

Intermediário 7- Faça um programa que leia três números, verifique (usando if e else) e mostre o maior e o menor deles;  

Fácil 8- Faça um programa que pergunte o preço de três produtos e informe qual produto você deve comprar, sabendo que a decisão é sempre o mais barato.  

Intermediário 9- Faça um programa que leia três números e mostre-os em ordem decrescente.  

Fácil 10- Faça um programa que pergunte em que turno você estuda. Peça para digitar M-matutino ou V-vespertino ou N-noturno. Imprima a mensagem “Bom dia!” ou  “Boa Noite” ou “Valor inválido”, conforme o caso.  

Difícil 11- As organizações CSM resolveram dar um aumento de salário aos seus colaboradores e lhe contrataram para desenvolver o programa que calculará os reajustes.  

  • a. Faça um programa que recebe o salário de um colaborador e o reajuste segundo o seguinte critério, baseado no salário atual;
  • b. Salários até R$ 280,00 (incluindo): aumento de 20%;
  • c. Salários entre R$ 280,00 e R$700,00: aumento de 15%;
  • d. Salários entre R$ 700,00 e R$ 1500,00: aumento de 10%;
  • e. Salários de R$ 1500,00 em diante: aumento de 5%

Após o aumento ser realizado; informe na tela;

  • a. O salário antes do reajuste;
  • b. O percentual de aumento aplicado;
  • c. O valor do aumento;
  • d. O novo salário, após o aumento.  

Difícil 12- Faça um programa para o cálculo de uma folha de pagamento, sabendo que os descontos são do imposto de Renda, que depende do salário bruto (conforme tabela abaixo) e 3% para o Sindicato e que o FGTS corresponde a 11% do salário bruto, mas não é descontado (é a empresa que deposita.)

O salário líquido corresponde ao salário bruto menos os descontos O programa deverá pedir ao usuário o valor da sua hora e a quantidade de horas trabalhadas no mês.

  • a. Desconto do IR;
  • b. Salário Bruto ate R$900,00 (inclusive) – Isento;
  • c. Salário Bruto de R$ 1500, 00 (inclusive) – desconto de 5%;
  • d. Salario bruto até R$ 2500,00 (Inclusive) – desconto de 10%;
  • e. Salário bruto acima de 2500 – Desconto de 20%.

Imprima na tela as informações, dispostas conforme o exemplo abaixo, no exemplo valor da hora é 5 e a quantidade de horas é 220.  

Salário bruto (5 * 220)           : R$   1100,00

( – ) IR (5%)                     : R$     55,00

( – ) INSS ( 10% )                 : R$     110,00

FGTS ( 11%)                       : R$     121,00

Total de descontos                 : R$     165,00

Salário Líquido                   : R$     935,00    

Fácil13 – Faça um Programa que leia um número e exiba o dia correspondente da semana. (1- Domingo , 2- Segunda, etc.) se digitar outro valor deve aparecer “valor inválido)

Intermediário 14 – Faça um programa que lê as duas notas parciais obtidas por um aluno numa disciplina ao longo de um semestre, e calcule a sua média. A atribuição de conceitos obedece à tabela abaixo:  

Média de aproveitamento        Conceito 

Entre 9.0 e 10.0 A

Entre 7.5 e 9.0   B

Entre 6.0 e 7.5                                C

Entre 4.0 e 6.0                                D

Entre 4.0 e 0                                   E  

Intermediário 14. O algoritmo deve mostrar na tela as notas, a média, o conceito correspondente e a mensagem “APROVADO” se o conceito for A, B ou C “REPROVADO” se o conceito for D ou E.    

Intermediário15. Faça um programa que peça os 3 lados de um triângulo. O programa deverá informar se os valores podem ser um triângulo. Indique, caso os lados formem um triângulo, se o mesmo é: equilátero, isósceles ou escaleno. Dicas:

  • Três lados formam um triangulo quando a soma de quaisquer dos dois lados é maior que o terceiro.
  • Triângulo Equilátero: três lados iguais;
  • Triângulo Isósceles: quaisquer dois lados iguais;
  • Triângulo Escaleno: três lados diferentes;

Intermediário16. Faça um programa que calcule as raízes de uma equação do segundo grau, na forma ax2 + bx + c. O programa deverá pedir os valores de a, b e c e fazer as consistências, informando ao usuário nas seguintes situações:  

  • a. Se o usuário informar o valor de A igual a zero. a equação não e do segundo grau e o programa não deve fazer pedir os demais valores, sendo encerrado;
  • b. Se o delta calculado for negativo, a equação não possui raízes reais. Informe ao usuário e encerre o programa;
  • c. Se o delta calculado for igual a zero a equação possui apenas uma raiz real; informe ao usuário;
  • d. Se o delta for positivo, a equação possui duas raízes reais; informe-as ao usuário;    

Intermediário17. Faça um Programa que peça um número correspondente a um determinado ano e em seguida informe se este ano e ou não bissexto. Clique para ver como calcular isso.  

Intermediário 18. Faça um Programa que peça um número inteiro e determine se ele e par ou ímpar. Dica: utilize o operador módulo (resto da divisão).  

Fácil19. Faça um Programa que leia 2 números e em seguida pergunte ao usuário qual operação ele deseja realizar. O resultado da operação deve ser acompanhado de uma frase que diga se o número e:

  • Par ou ímpar;
  • Positivo ou negativo;

Fácil20. Faça um programa que faça 5 perguntas para uma pessoa sobre um crime. As perguntas são:

  • “Telefonou para a vítima? “
  • “Esteve no local do crime?”
  • “Mora perto da vítima? “
  • “Devia para a vítima? “
  • “Já trabalhou com a vítima? “

O programa deve no final emitir uma classificação sobre a participação da pessoa no crime. Se a pessoa responder positivamente a 2 questões ela deve ser classificada como “Suspeita”, entre 3 e 4 como “Cúmplice” e 5 como “Assassino“. Caso contrário, ele será classificado como “Inocente“.  

Intermediário21. Um posto está vendendo combustíveis com a seguinte tabela de descontos:   Álcool:

  • Até 20 litros: desconto de 3% por litro
  • Acima de 20 litros: Desconto de 5% por litro 99.

Gasolina:

  • Até 20 litros: desconto de 4% por litro
  • Acima de 20 litros, desconto de 6% por litro

Escreva um algoritmo que leia o número de litros vendidos, o tipo de combustível (codificado da seguinte forma: A-álcool. G-gasolina), calcule e imprima o valor a ser pago pelo cliente.  

Fácil 22 – Faça um programa que peça dois números ao usuário e mostre qual o maior e qual o menor  

Fácil 23 – Faça um programa que receba três inteiros e diga qual deles é o maior e qual o menor. Consegue criar mais de uma solução?  

Fácil 24 – Escreva um programa em C que recebe um inteiro e diga se é par ou ímpar. Use o operador matemático % (resto da divisão ou módulo) e o teste condicional if.  

Fácil 25 – Escreva um programa que pergunte o raio de uma circunferência, e sem seguida mostre o diâmetro, comprimento e área da circunferência  

Fácil 26- Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos. Faça um aplicativo que pergunte a idade de uma pessoa e diga se ela pode doar sangue ou não. Use alguns dos operadores lógicos OU (||) e E (&&).  

Fácil 27 – Escreva um programa que pergunte o dia, mês e ano do aniversário de uma pessoa e diga se a data é válida ou não. Caso não seja, diga o motivo. Suponha que todos os meses tem 31 dias e que estejamos no ano de 2013.

Fácil 28 – Crie um programa que peça um número ao usuário e armazene ele na variável x. Depois peça outro número e armazene na variável y. Mostre esses números. Em seguida, faça com que x passe a ter o valor de y, e que y passe a ter o valor de x.

Respostas

Esse post foi modificado em 26 de dezembro de 2023 11:04

Ver comentários

  • Simplesmente animal, comecei a aprender lógica de programação em java essa semana e to evoluindo demaaais com esses exercícios. Acabando "if e else" vou pra "laços de repetição" e espero estar iniciando o curso de POO em menos de um mês.

    • Que massa Ravi!

      Os exercícios são simples ao primeiro olhar, mas quando tentamos resolver não são tão simples assim.
      Minha dica pra você é tentar resolver em várias linguagens, por exemplo, C, C++, C#, Java, PHP. Isso vai te trazer uma bagagem muito legal.

      Ahh, se você quiser contribuir aqui no site, faz um pull request lá no github pra gente! ficaria muito feliz de ter você como parceiro!

      Abraços

    • Salve meu irmão ViniBoy.

      Muito obrigado pela sua observação! Vou corrigir esse exercício no repositório assim que tiver tempo...

      Caso você mesmo queira corrigir, faz um pull request no repositório do Git! :)

      vou ficar muito feliz em ter você como colaborador!

      abraços

This website uses cookies.