Nesse post você poderá conferir alguns exercícios de java web você poderá praticar seus conhecimentos sobre a construção de aplicações para web usando tecnologias como JSP, servlets, etc. Você pode ver as respostas comentadas no final desse post.
Quer aprender mais sobre desenvolvimento para web? Clique aqui e acesse nossos conteúdos gratuitos sobre Java para web.
1- Porque os Beans são usados na Arquitetura J2EE ao invés do código ser escrito diretamente nos JSP?
2- No JSP, como você pode saber qual método HTTP (GET ou POST) é usado pelo pedido do cliente?
3- Como um Servlet pode chamar uma página de erro JSP?
4- Qual das classes abaixo inclui o método getSession que é usado para obter o objeto HttpSession?
5 – Qual é o escopo padrão do objeto response
6- Por qual motivo um desenvolvedor define etiquetas (tags) personalizadas no JSP?
7- Quais das seguintes afirmações são corretas sobre o status da resposta HTTP. Selecione a resposta correta.
8- Qual é a sequência de execução de métodos em um filtro?
9 – Qual método é chamado primeiro cada vez que um Servlet é chamado?
10- Qual dos seguintes itens não é um objeto implícito no JSP?
1- (A) – Os Java beans são inseridos como uma camada que separa o código java da interface. Isso permite que boa parte da lógica e regras de comportamento da aplicação fique nos beans e a interface seja gerenciada pelo arquivo JSP. Isso permite que desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end. Veja esse post mostrando como utilizar JSP e Beans na prática.
2- (A) – O JSP permite que você insira dentro do JSP um acesso ao objeto “request”. Ao acessar esse objeto você consegue acessar elementos do cabeçalho, por exemplo, a URI o protocolo usado e também o tipo de requisição. Usando <%= request.getMethod() %> você tem acesso ao tipo de requisição que foi feita. Veja uma explicação mais detalhada aqui
3- (D) Quando o processamento dos dados de uma página encontra um erro, uma Exception é lançada. No entanto, o encaminhamento para página de erro não é automático. É necessário tratar essa Exceção redirecionando para uma página de erro específica e possívelmente salvando dados da exceção em um cookie para auxiliar o processo de Debug.
RequestDispatcher view = request.getRequestDispatcher("pagina.jsp");
view.forward(request, response);
Veja uma discussão sobre esse assunto aqui
4- (A) Esse objeto está dentro do servlet request (dado que a sessão faz parte do request). Para acessá-lo basta utilizar o método getSession(). Veja um bom exemplo aqui
5- (A) O request representa uma solicitação do browser para o servidor, e o ciclo de vida é marcado pelo recebimento da requisição e montagem da resposta para o cliente. Veja um vídeo do professor Eduardo Guerra
6- (D) Uma etiqueta ou tag personalizada é definida quando existe a necessidade de encapsular um comportamento do código e facilitar a implementação de novas funcionalidades do sistema. Veja uma referência sobre como criar essas tags aqui
7- (A) Veja os tipos de status: Respostas de informação (100-199), Respostas de sucesso (200-299), Redirecionamentos (300-399) Erros do cliente (400-499) Erros do servidor (500-599).
8- (A) – A execução de um filtro inicia-se pelo método init, em sequência passa pelo doFilter e finaliza no método destroy. Veja uma explicação completa desse tipo de ferramenta aqui.
9- (C) O método init() é executado quando a servlet é criada dentro do servidor e é chamado uma única vez. Já o método service() é executado todas as vezes que um setvlet é chamado e recebe uma requisição. Veja uma explicação completa sobre o ciclo de vida de um servlet aqui.
10- O único objeto que não é implicito do JSP é o “System”. Existem diversos que são realmente implicitos, confira uma lista deles aqui.
Esse post foi modificado em 5 de julho de 2021 10:39
This website uses cookies.