Nesse exercício sobre Classes em PHP você irá começar a trabalhar com o conceito de orientação a objetos dentro do PHP. Para isso você irá instanciar algumas classes que representam “entidades” do mundo real. As entidades podem ser qualquer coisa que exista no mundo real e um ser humano consiga descrever.
Quer saber mais sobre programação web com PHP? Acesse aqui agora.
Por exemplo: rádio, carteira, televisão, guardanapo.
Após essa breve introdução da orientação a objetos, vamos construir na prática dois objetos que iremos descrever minimamente nesse exercício. O primeiro deles é um “pedido”, esse pedido está diretamente relacionado a uma relação de compra e venda.
Veja o exemplo abaixo que gerará um pedido:
João entra em uma casa de materiais de construção e pede ao vendedor: - Por favor, gostaria de comprar uma torneira, fita isolante, um alicate e um martelo por favor.
No exemplo o pedido feito por João será atendido gerando uma venda. Podemos perceber ainda que nesse exemplo existe uma outra entidade. Essa entidade são os “itens” que serão comprados pelo cliente. É fácil ainda notar que essa lógica pode ser aplicado para qualquer estabelecimento comercial que vende produtos. Por exemplo: um mercado, lanchonete, sorveteria, etc.
Diagramação das classes
Nesse exercício você irá construir dentro do PHP uma estrutura capaz de tratar essa relação de compra e venda de um produto qualquer. Essa relação de compra e venda está descrita no diagrama abaixo:
Nesse diagrama podemos ver duas entidades (classes): Item e pedido. Ambas as classes possuem atributos, porém, cada um dos atributos são específicos para descrever uma característica da própria entidade.
O diagrama apresenta ainda uma relação entre as classes que se caracteriza com uma multiplicidade (1 para vários – Um pedido pode conter muitos itens).
Implementação
Para esse exercício você deverá:
- Criar as classes do diagrama em um arquivo PHP;
- Criar um formulário que receba os dados de um Item via POST e o exiba em uma lista.
Regra 01: você pode exibir essa lista usando um simples elemento <ul></ul> ou então usar uma tabela mais complexa (<table></table>). Regra 02: você deve usar objetos das classes e armazena-los em um array;