Utilizar funções em Python é essencial para ter um código limpo e funcional, ou seja, as palavras chave para esta aula são: reutilização de código. Nesta aula iremos entender como definir e utilizar funções de forma inteligente. É verdade que a programação sobreviveria sem a existência de funções, no entanto, com o crescimento de um código ficaria impossível dar manutenção nele ou até mesmo reaproveita-lo.
Esse post faz parte de uma sequência de artigos sobre programação em Python. Clique aqui para ver mais.
Funções são blocos de código definidos pelo programador que tem a capacidade de isolar trechos de código para que posteriormente possam ser reutilizados. Pense um pouco, se você tem uma aplicação que utiliza diversas vezes uma funcionalidade, é melhor isolar essa funcionalidade e reutiliza-la. Assim, quando você precisar alterar o funcionamento dessa funcionalidade, basta alterar a função.
Veja como é possível definir uma função no python:
def soma(num1, num2):
#aqui você pode fazer qualquer coisa
return (num1 + num2)
print (soma(2,2))
output:
4
As funções em Python é construída pela palavra reservada def, seguido do nome da função, por fim, entre parênteses os argumentos utilizados por ela.
Dentro de uma função é possível utilizar qualquer tipo de estrutura condicional ou laço de repetição. Por fim, uma função pode ou não retornar um valor, para realizar o retorno a função utiliza-se da palavra reservada return.
Esse post foi modificado em 27 de junho de 2021 10:35
This website uses cookies.