Você está visualizando atualmente Laços de repetição em Python
Laços de repetição em python

Laços de repetição em Python

Nesta seção iremos discutir sobre uma ferramenta muito importante na programação imperativa que são os Laços de repetição em Python. Em algumas situações, é comum que uma mesma instrução (ou conjunto delas) precise ser executada várias vezes seguidas. Nesses casos, normalmente utilizamos um loop (ou laço de repetição), que permite executar um bloco de código repetidas vezes, enquanto uma dada condição é atendida.  

Em Python, os loops são codificados por meio dos comandos while e for. O while, executa um conjunto de instruções várias vezes enquanto uma condição é atendida. Já o for nos permite percorrer os itens de uma coleção e, para cada um deles, executar um bloco de código.   

Esse artigo faz parte de uma sequência de posts sobre programação em Python. Veja mais sobre isso aqui.  

While

  Observe um exemplo do uso do While:

contador = 0

while contador < 10:
    print (contador)
    contador = contador + 1
Output:
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9

O comando while, por sua vez, faz com que um conjunto de instruções seja executado enquanto uma condição for atendida. Quando o resultado passa a ser falso, a execução é interrompida, saindo do loop, e passa para o próximo bloco.  

No código vemos um exemplo de uso do laço while, onde definimos a variável contador, iniciando com 0, e enquanto seu valor for menor que 5, executamos as instruções das impressão e incremento. Observe que é necessário incrementar a variável contador, de forma que em algum momento seu valor ultrapasse 5. Quando isso for verificado, o laço será interrompido. Caso a condição de parada nunca seja atingida, o loop será executado infinitamente, gerando problemas no programa.  

For

  Observe um exemplo da utilização do For:  

lista = ["p", "y", "t", "h", "o", "n"]

for item in lista:
    print (item)
p
y
t
h
o
n

 A variável definida como “lista” é uma lista inicializada com uma sequência de valores do tipo string. A instrução for percorre todos esses elementos, um por vez e, em cada caso, atribui o valor do item à variável n, que é impressa em seguida. O resultado, então, é a impressão de todas as letras contidas na lista.  

Ainda é possível utilizar uma variação do laço for utilizando um Range (intervalo específico). Veja um exemplo:  

for i in range(5):
    print(i)
Output:
0
1
2
3
4

    Por fim, podemos também iterar sobre strings:  

for letras in 'luciano':
   print('ciclo: ', letras)
ciclo:  l
ciclo:  u
ciclo:  c
ciclo:  i
ciclo:  a
ciclo:  n
ciclo:  o

Importância

Estruturas de controle, condicionais e de repetição, estão presentes na maioria das linguagens de programação e representam uma parte fundamental de cada uma delas. Sendo assim, é muito importante conhecer a sintaxe e o funcionamento dessas estruturas.

Esse post ainda é um rascunho e será melhorado em breve. Fique à vontade para consultar a documentação e entender melhor sobre as tuplas.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

dezessete − dois =