Se você já entrou nos sites de busca de vagas (LinkedIn, Vagas.com etc), você já deve ter notado o grande número de vagas na área de informática. Alguns termos como: “front-end/back-end“, “desenvolvedor pleno”, “Full Stack“, se tornam comuns ao se visitar essas plataformas. Se você trabalha nessa área, isso é maravilhoso pois milhares de vagas estão apenas aguardando sua candidatura; porém, se você não trabalha, isso pode ser bastante frustrante.
Uma questão que nos fazemos: como é possível ter tantos empregos assim nessa área? Nesse artigo vou apresentar alguns possíveis motivos para isso e explicar um pouco do porquê existem tantas vagas, mesmo que você não tenha conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de softwares.
Motivo 01 – Revolução Tecnológica
O primeiro motivo que considero ser um dos causadores do número elevado de vagas de informática são as revoluções que ocorreram na indústria. A primeira forma de produção era movida a vapor, força manual e com o suporte de algumas máquinas. No entanto, devido ao crescimento da demanda, a forma de produzir se modificou e começou a utilizar técnicas de otimização, eletricidade e combustão.
A próxima revolução trouxe o uso da tecnologia e componentes eletrônicos ainda no fim dos anos 60. Atualmente, a indústria 4.0 é composta por componentes cibernéticos, redes, Inteligência Artificial etc.
Nesse contexto, o combustível de todas as revoluções industriais foram as inovações. As soluções encontradas pela ciência da computação tornaram-se fundamentais para a indústria nas últimas revoluções. As pessoas que antes precisavam colocar suas mãos no produto, agora precisam ensinar as máquinas o que fazer com aquele produto. Portanto, o desenvolvimento de sistemas torna-se muito comum e busca suprir as necessidades da indústria.
Exemplos de sucesso são os centros de distribuição de mercadorias que avançam para automatização total. No vídeo a seguir podemos ver como a Amazon usa robôs para movimentar mercadorias. Nesse caso, é muito provável que essa empresa não abra mais vagas para operador de empilhadeiras, porém, podem surgir outras vagas para engenheiros que trabalham com robótica.
Motivo 02 – Processo para construção softwares
O segundo motivo que considero muito importante para a crescente oferta de vagas em informática está relacionado à uma pergunta: “se vocês querem automatizar tudo, por que então não automatizam a construção de softwares?”.
Realmente faz muito sentido essa afirmação e a resposta é: “fazemos isso o tempo todo”. A indústria de desenvolvimento de softwares, assim como outras, está em constante evolução, e a construção automática de softwares é um sonho. Porém, você se surpreenderia se soubesse o quanto construí-los ainda é um trabalho essencialmente manual.
Para construção de um software é necessário utilizar um processo que ajude os desenvolvedores a coletar as necessidades do cliente, codificar a aplicação, testar e realizar manutenções. Cada parte do processo pode contar com um time especializado em cada tarefa. Além disso, é preciso uma equipe de gestão de projetos e pessoas extremamente eficientes para orquestrar toda a construção.
No início, a indústria de desenvolvimento de softwares seguiu um modelo mais burocrático para assegurar a sua qualidade. Porém, desenvolver softwares de forma ágil tornou-se uma necessidade para que fosse possível entregar mais resultados em menos tempo. Os processos ágeis reduziram a burocracia e direcionaram-se os esforços para a entrega de produtos de maior qualidade.
Saiba mais sobre isso nesse bate-papo promovido pela TOTVS:
Conclusão
Todos os dias a forma de desenvolver softwares se altera para atender melhor as demandas da indústria. Diversos benefícios foram trazidos pela automatização, e consequentemente, a forma de trabalhar também tem se alterado. Portanto, muitos profissionais terão de se adaptar à evolução da sua área para permanecer no mercado de trabalho.