Apesar das listas serem muito utilizadas e aparentemente suprem quase todas as necessidades de agrupamento de dados e manipulação, nesse post vamos mostrar uma outra estrutura de dados nativa no python que são as tuplas.
É verdade que cada linguagem decide quais estruturas de dados elas fornecerão ao programador para facilitar a manipulação de dados. O Python também faz isso e definiu basicamente três tipos diferentes de estruturas de dados: listas, tuplas e dicionários. Conhecer a fundo como cada uma delas funciona é essencial para que você possa escolher qual delas é mais vantajosa em cada situação, ou seja, observar cada restrição e decidir qual é melhor.
Esse artigo faz parte de uma sequência de posts sobre programação em Python. Veja mais sobre isso aqui.
O que são tuplas e como utiliza-las no python
Tupla é uma estrutura de dados semelhante a lista, porém ela não permite a operação de modificação dos dados após sua declaração. Veja um exemplo: Declarando uma tupla
tupla = (12, 'string', 13.7, 'outra string')
print(tupla)
#posso imprimir um elemento só da tupla
print ('elemento 2: ', tupla[2])
(12, 'string', 13.7, 'outra string')
elemento 2: 13.7
Tuplas suportam concatenação, veja:
tupla1 = (10, 'string')
tupla2 = (20, 'mais uma')
tupla3 = tupla1 + tupla2
print(tupla3)
(10, 'string', 20, 'mais uma')
Como citado anteriormente, ela não permite a operação de alteração dos seus componentes:
tupla4 = (10, 20, 30)
tupla4[2] = 0
--------------------------------------------------------------------------- TypeError Traceback (most recent call last) <ipython-input-6-bd95eb531188> in <module>() 1 tupla4 = (10, 20, 30) ----> 2 tupla4[2] = 0 TypeError: 'tuple' object does not support item assignment
Para iterar sobre uma tupla, utilize um laço de repetição:
tupla5 = ('primeiro', 'segundo', 'terceiro')
for i in range(0,3):
print(tupla5[i])
primeiro
segundo
terceiro
Esse post ainda é um rascunho e será melhorado em breve. Fique à vontade para consultar a documentação e entender melhor sobre as tuplas.